A propósito das comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – 17 de outubro, a EAPN Portugal tem apostado desde 2009 numa estratégia de visibilidade para que a data seja de facto um marco na luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal. Neste sentido, temos apostado no desenvolvimento de momentos de reflexão por parte das pessoas que experienciam uma situação de vulnerabilidade social tendo como base a construção de uma sociedade que respeita e tem presentes os direitos humanos.

Os fóruns nacionais reúnem assim um conjunto de cidadãos que têm a oportunidade de se pronunciar sobre as suas realidades, necessidades e prioridades, a sua qualidade de vida e sobre as políticas de combate à pobreza, bem como o acesso e a qualidade dos serviços que lhes são prestados. Deste modo, e num apelo ao exercício de cidadania, é-lhes dada voz ativa para o diálogo e para participar na vida política falando sobre as decisões que interferem nas suas vidas.

A organização destas iniciativas implica um esforço de sistematização de metodologias e a preparação prévia dos participantes por parte das várias estruturas da EAPN Portugal (CNC/CLC, sede e núcleos distritais). Pretende-se que a participação nos Fóruns nacionais seja o mais abrangente possível, no sentido de se obter uma representação significativa, quer em termos geográficos, quer de problemáticas a abordar.

Este processo participativo conduz a uma maior eficácia, eficiência e autoconfiança e à sua autossustentabilidade. Os cidadãos que vivenciam estas situações constituem assim um grupo fundamental na abordagem das políticas de intervenção social, pois são peritos das suas próprias vivências.

Objetivos

Aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno da pobreza e da exclusão social, tendo por base a perspetiva dos cidadãos que se encontram numa situação de desfavorecimento social;

Identificar as principais preocupações e problemas que estes cidadãos enfrentam e com eles definir áreas prioritárias de intervenção para colmatar as dificuldades identificadas;

Auscultar a opinião dos cidadãos relativamente à qualidade de vida, das políticas de combate à pobreza, bem como o acesso e a qualidade dos serviços prestados;

Permitir que os cidadãos analisem as suas situações para que desenvolvam processos de inclusão participativos;

Ativar competências pessoais e sociais através da criação de um espírito de proximidade e de equidade entre todos os participantes promovendo a participação cívica.

Promover o diálogo entre entidades públicas com responsabilidade nas diversas áreas da intervenção e as opiniões, críticas e desejos das Pessoas em Situação de Pobreza.

Destinatários

Membros dos Conselhos Locais de Cidadãos da EAPN Portugal, Agentes e decisores políticos, dirigentes e técnicos/as de entidades públicas e privadas com/sem fins lucrativos, sociedade civil.

Fóruns Nacionais desenvolvidos

  • I Fórum Nacional – 16 e 17 de outubro de 2009 / Foz do Arelho
    A pobreza e as medidas políticas ao nível do emprego, da saúde e da proteção social
    programa, relatorio
  • II Fórum Nacional – 6 e 7 outubro de 2010 / Lisboa
    Estratégia a 10 anos para a erradicação da pobreza
    programa, relatório
  • III Fórum Nacional – 17 de outubro de 2011 / Porto
    Principais desafios colocados pela crise atual nos domínios da habitação, emprego/desemprego; voluntariado e prestações sociais
    programa, relatório
  • IV Fórum Nacional – 16 e 17 de outubro de 2012 / Aveiro
    Mercado de Trabalho em contexto de crise: que oportunidades e desafios
    programa, relatório
  • V Fórum Nacional – 14 e 15 de outubro de 2013 / Costa da Caparica
    Direitos Fundamentais e Cidadania
    programa, relatório
  • VI Fórum Nacional – 14 e 15 de outubro de 2014 / Vimeiro
    Combate à Pobreza e Exclusão social
    programa, relatório
  • VII Fórum Nacional – 13 e 14 de outubro de 2015 / Figueira da Foz
    Combate à Pobreza e Exclusão social
    programa, relatório
  • VIII Fórum Nacional – 18 e 19 de outubro de 2016 / Lisboa
    Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social: por uma estratégia nacional
    programarelatório